Treino Mar: FIM(49,3)*

2010-07-25, Sesimbra

Treino de Mergulho Livre (máximos):

  • Imersão Livre (49,3m)*

Depois de quase três semanas sem mergulhar, a vontade era muita para ver como me comportava a "grandes" profundidades.

Não tenho tido muitas oportunidades para treinar no mar este ano, sobretudo devido aos cursos de mergulho livre que tenho dado, sendo que este é apenas o meu segundo treino de profundidade aqui em Sesimbra.

Mas o dia estava espectacular, o mar parecia um lago, o céu estava limpo e apenas soprava uma ligeira brisa para acalmar os trinta e muitos graus. No entanto, a água estava no máximo a 17º Celcius à superfície.

Colocamos o cabo por volta dos 50m de profundidade com 20Kg de lastro. Aquilo não mexia e estava mesmo na vertical. Tinhamos era apenas 8 a 10m de visibilidade.

Para começar fiz primeiro um mergulho de aquecimento relaxado em imersão livre até cerca dos 25m de profundidade para ver se estava tudo a funcionar como deve ser, pois estava a experimentar pela primeira vez os Doc's Proplugs. Tudo bem.

Preparei-me então para o mergulho máximo durante cerca de 10 minutos com uma respiração tranquila que me deixou bastante relaxado. Antes da imersão, executei a respiração diafragmática completa e iniciei a descida em imersão livre puxando pelo cabo.

Ao longo da descida fui deixando de puxar pelo cabo, deixando-me cair em queda livre e apenas concentrado na compensação que a partir dos 35m de profundidade começou a ficar mais difícil. Devo confessar que sentia-me um pouco ansioso pois era uma nova profundidade para mim aqui nos mares do continente. A água lá em baixo estava bem fresca, marcava 14º C.

Mas lá consegui chegar ao fundo, agarrei na tag, coloquei dentro do fato e comecei a subida. Sentia-me bem e sabia que iria chegar lá cima sem problemas.

À superfície, fiz o protocolo de superfície necessário na validação de recordes, que tem de ser executado na ordem correcta sob pena de não ser homologado:

  1. Primeiro, tirar o equipamento facial.
  2. Segundo, sinalizar com a mão o sinal de OK.
  3. Terceiro, verbalizar "I am OK".

Tudo isto em menos de 15s após chegar à superfície.

5 estrelas, o profundimetro marcava 49.3m de profundidade num tempo total de imersão de 1m56s.

Ainda pensei fazer mais uns mergulhos em peso contante, mas comecei a sentir frio nas costas. Tinha um rasgo na costura do fato atrás do omoplata direito. Acontece. Espero que o mesmo não aconteça no próximo fim-de-semana quando arrancar oficialmente o Odisseia-Sub.

PS: Obrigado Hugo pela segurança.

* Recorde Pessoal