Treino Mar: CNF(37,8)

2010-08-15, Sesimbra

O dia estava mesmo com as condições ideais para fazer um recorde de mergulho livre, o céu limpo, o mar calmo, a corrente praticamente inexistente e uma visibilidade de pelos menos uns 15m de profundidade, o que é óptimo aqui em Sesimbra à tarde.

Mas infelizmente, um dos juízes da AIDA Portugal não pôde estar presente pelo que não seria possível homologar nenhum recorde nacional.

No entanto, fomos mergulhar na mesma, queria melhorar a minha performance em Peso Constante sem barbatanas da semana passada e sentir que é possível passar os 40m de profundidade nesta disciplina aqui nas águas do continente.

Colocamos o cabo um pouco acima dos 40m de profundidade, não havia necessidade de colocar mais fundo pois estávamos só a treinar.

Fiz alguns mergulhos de aquecimento, descendo em Peso Constante sem barbatanas e depois subindo em Imersão Livre e depois decidi fazer um máximo.

Preparei-me durante uns 5 minutos e depois só me lembro de estar em queda-livre e dizer para mim próprio, vou dar só mais três braçadas e depois subo. No final da terceira braçada alterei a minha posição corporal para verificar que estava mesmo a chegar ao fundo, simulei que agarrava uma tag e iniciei a subida.

Contei mais de 15 braçadas até chegar à superfície, fiz o protocolo correctamente em menos de 10s, mas estava visivelmente cansado.

O relógio marcava 37,8m de profundidade num tempo total de 1m34s.

Fiquei apenas a 2 metros do meu actual recorde nacional em Peso Constante sem barbatanas e sinto que é possível numa próxima oportunidade ultrapassar a barreira dos 40m de profundidade nesta disciplina, a mais exigente do ponto de vista físico.

PS: Obrigado Hugo pela segurança.