Bio de João Costa


Nasceu na Ilha da Madeira em 1976 e teve sempre uma vida desportiva activa, mas só após concluir os estudos universitários em Engenharia é que iniciou a prática do mergulho livre, já lá vão mais de dez anos.
Em 2005, alcançou o seu primeiro recorde nacional de mergulho livre na disciplina de Peso Constante sem barbatanas, ao mergulhar aos 30m de profundidade, durante o evento Rumo ao Abismo, na Ilha do Faial.
Em 2007, conquistou o segundo recorde nacional de mergulho livre na disciplina de Imersão Livre, ao mergulhar aos 42m de profundidade, durante o evento Conquista Azul, na Ilha da Madeira.
Durante esse evento também obteve o primeiro recorde regional em Peso Constante com barbatanas, com um mergulho aos 40m de profundidade.
Ainda em 2007, participou no Campeonato do Mundo Individual de Mergulho Livre, que se realizou no Egipto (Sharm el-Sheikh), superando os seus antigos recordes, com um mergulho aos 40m de profundidade na disciplina de Peso Constante sem barbatanas e outro de 50m de profundidade na disciplina de Peso Constante com barbatanas (utilizando uma monofin).
João Costa é também o mentor do projecto DBS-Freediving que visa a promoção e desenvolvimento do mergulho livre em Portugal.