Parque Marinho Professor Luiz Saldanha


Trata-se da área marinha do Parque Natural da Arrábida (criado em 1998 através do DR. N.º 23/98 de 14 de Outubro) com cerca de 53 Km2 de área correspondente aos 38 Km de costa rochosa entre a praia da figueirinha, na saída do estuário do Sado e a praia da foz a norte do Cabo Espichel.

Apresenta uma variedade grande de fundos de natureza rochosa e arenosa numa gama de profundidades até aos 100 metros. Entre zonas muito abrigadas da agitação marítima, como no caso das numerosas enseadas existentes na base das escarpas costeiras, até zonas de forte ondulação como no Espichel, este parque está ainda incluído na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000 - Sítio Arrábida-Espichel.

É uma área com elevadíssima biodiversidade, conhecendo-se mais de 1.000 espécies da fauna e flora marinhas. A sua riqueza não tem igual, quer a nível nacional quer europeu. Desde sempre que é conhecida por ter suportado importantes pescarias, estando ainda associada ao despertar da oceanografia biológica em Portugal nos finais do séc. XIX com os trabalhos do Rei D. Carlos, de outros naturalistas locais e das grandes universidades da altura.

Link: