Odisseia-Sub: Post Scriptum

E assim termina a edição do Odisseia-Sub 2010, satisfeito por ter conquistado um novo recorde nacional em Imersão Livre abaixo dos 50m de profundidade.

Foi uma boa oportunidade para promover o mergulho livre aqui no continente, depois de já ter estabelecido recordes nacionais nos mares da Madeira e dos Açores.

PS: Muito obrigado a todos aqueles que participaram neste evento.

Dive & Flow

Treino Mar: CNF(37,8)

2010-08-15, Sesimbra

O dia estava mesmo com as condições ideais para fazer um recorde de mergulho livre, o céu limpo, o mar calmo, a corrente praticamente inexistente e uma visibilidade de pelos menos uns 15m de profundidade, o que é óptimo aqui em Sesimbra à tarde.

Mas infelizmente, um dos juízes da AIDA Portugal não pôde estar presente pelo que não seria possível homologar nenhum recorde nacional.

No entanto, fomos mergulhar na mesma, queria melhorar a minha performance em Peso Constante sem barbatanas da semana passada e sentir que é possível passar os 40m de profundidade nesta disciplina aqui nas águas do continente.

Colocamos o cabo um pouco acima dos 40m de profundidade, não havia necessidade de colocar mais fundo pois estávamos só a treinar.

Fiz alguns mergulhos de aquecimento, descendo em Peso Constante sem barbatanas e depois subindo em Imersão Livre e depois decidi fazer um máximo.

Preparei-me durante uns 5 minutos e depois só me lembro de estar em queda-livre e dizer para mim próprio, vou dar só mais três braçadas e depois subo. No final da terceira braçada alterei a minha posição corporal para verificar que estava mesmo a chegar ao fundo, simulei que agarrava uma tag e iniciei a subida.

Contei mais de 15 braçadas até chegar à superfície, fiz o protocolo correctamente em menos de 10s, mas estava visivelmente cansado.

O relógio marcava 37,8m de profundidade num tempo total de 1m34s.

Fiquei apenas a 2 metros do meu actual recorde nacional em Peso Constante sem barbatanas e sinto que é possível numa próxima oportunidade ultrapassar a barreira dos 40m de profundidade nesta disciplina, a mais exigente do ponto de vista físico.

PS: Obrigado Hugo pela segurança.

Extra: Festival dos Oceanos

2010-08-13, Sesimbra

E esta odisseia não ficava completa sem uma passagem pelo Festival dos Oceanos, onde para além da chamada de atenção à realidade do que se passa actualmente, desde a subida do nível do mar à sobrepesca, se evoca a fantasia das sereias que encantavam noutros tempos.

PS: O mar é um mundo fantástico, mas é necessário preservá-lo se queremos aproveitar a sua beleza.

Recorde Nacional: Imersão Livre (52,4)

2010-08-08, Sesimbra

As previsões assim o ditavam, mas eu nem queria acreditar, ao chegar hoje de manhã a Sesimbra, em pleno mês de Agosto, fui abençoado com chuva e trovoada!

Mas as tentativas eram só à tarde e o tempo iria melhorar.

Quando saímos por volta das três da tarde, o vento mal soprava e o mar parecia não um lago mas sim um poço. Apenas a bruma de Sul nos envolvia numa atmosfera peculiar.

A corrente estava no sentido da maré a vazar e por isso começamos o aquecimento já à deriva com o cabo na vertical.

Para começar fiz alguns mergulhos em peso constante sem barabatanas, sendo que o máximo atingido foram os 33,6m de profundidade.

Depois decidi então tentar ir ao fundo em imersão livre. O lastro estava aos 52m de profundidade.

Após 5 minutos de preparação, iniciei a descida.

Consegui compensar sempre bem até por volta dos 40m de profundidade, mas a partir daí foi mais difícil, compensei mais uma vez e alterei a minha posição para a de "sky diver" de forma a travar a descida e ver a que distância estava do fundo.

Era já ali, via as tags a bailar, não faltava muito, tentava compensar mas não conseguia, no entanto os meus ouvidos não davam sinal de precisar de ar e por isso deixei-me afundar com uma das mãos a deslizar sobre o cabo, na eventalidade de ter de parar por causa da pressão. Mas não foi preciso.

Cheguei ao fundo e agarrei na tag amarela, nem deu para pensar muito, coloquei a tag por baixo do fato e comecei a subida nas calmas.

À chegada à superfície, realizei o protocolo sem qualquer dificuldade em menos de 10s e claro para minha alegria mostrei a tag aos juizes da AIDA Portugal, sinónimo de que tinha mesmo ido lá baixo.

O relógio marcava 52,4m de profundidade num tempo total de 2 minutos e 19 segundos.

Para o próximo fim-de-semana o objectivo é descer à mesma profundidade mas agora na disciplina de Peso Constante com barbatanas.

Vou ainda tentar melhorar o meu actual recorde nacional de Peso Constante sem barbatanas mas apenas por um metro, ou seja os 41m de profundidade, pois tenho de admitir que para mergulhar até aos 50m de profundidade sem barbatanas neste momento "é muita fruta", como dizia um amigo meu.

PS: Obrigado à presença dos juizes da AIDA Portugal, ao Hugo e ao Damásio pela segurança e ao João pelas filmagens possíveis.

Treino Mar: CWT(48,4)*

2010-08-01, Sesimbra

Bem, hoje o mar já não estava propriamente um lago como no fim-de-semana anterior, a ondulação era sobretudo do vento que soprava de norte, mas não era muita, o pior era a corrente que estava forte e mesmo com um lastro de 18Kgs o cabo ficava de lado, entre 15 a 20 graus.

Fizemos alguns mergulhos de aquecimento com o barco preso à bóia que se vê na imagem, onde a profundidade é de uns 60m.

Depois para fazer o mergulho mais fundo, deixamos o barco à deriva e aí o cabo ficou praticamente na vertical.

Desta vez mergulhei em Peso Constante com barbatanas, foi um mergulho mais cansativo do que o de Imersão Livre, sobretudo lá em baixo tive muitas dificuldades para compensar para chegar ao fundo, devo ter ficado a um palmo do lastro.

Na subida, contei mais de trinta pernadas no estilo de monofin, fui duro mas senti que cheguei à superfície ainda com uma reserva. Acho no entanto que estou com peso a mais, com um fato de 5mm e 4Kgs para um mergulho aos 50m de profundidade, devia ter apenas entre 3 a 3,5Kgs de lastro.

No próximo Domingo, espero já ter a presença dos juizes da AIDA Portugal para puder homologar os recordes.

PS: Obrigado Hugo pela segurança.

* Recorde Pessoal (com barbatanas)