Odisseia-Sub 2010

O Odisseia-Sub é um evento desportivo de mergulho livre no qual João Costa, actual recordista nacional, tem como objectivo estabelecer novos máximos e ser o primeiro português a superar os 50m de profundidade numa das três disciplinas de competição:
Este evento será realizado entre os dias 1 e 15 de Agosto de 2010 em Sesimbra, num dos melhores locais para a prática do mergulho livre em profundidade em Portugal continental, em plena Costa Azul, no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha.

De salientar que, é a primeira vez que se realiza um evento desta natureza no continente, pelo que os interessados em assistir, colaborar ou mergulhar nesta aventura devem entrar em contacto com a organização até ao final no mês de Julho.

Acompanhe esta odisseia através do blog do evento, onde terá acesso ao resumo dos treinos, cursos e eventos de uma viagem ao fundo do Mar de cortar a respiração.

Bio de João Costa


Nasceu na Ilha da Madeira em 1976 e teve sempre uma vida desportiva activa, mas só após concluir os estudos universitários em Engenharia é que iniciou a prática do mergulho livre, já lá vão mais de dez anos.
Em 2005, alcançou o seu primeiro recorde nacional de mergulho livre na disciplina de Peso Constante sem barbatanas, ao mergulhar aos 30m de profundidade, durante o evento Rumo ao Abismo, na Ilha do Faial.
Em 2007, conquistou o segundo recorde nacional de mergulho livre na disciplina de Imersão Livre, ao mergulhar aos 42m de profundidade, durante o evento Conquista Azul, na Ilha da Madeira.
Durante esse evento também obteve o primeiro recorde regional em Peso Constante com barbatanas, com um mergulho aos 40m de profundidade.
Ainda em 2007, participou no Campeonato do Mundo Individual de Mergulho Livre, que se realizou no Egipto (Sharm el-Sheikh), superando os seus antigos recordes, com um mergulho aos 40m de profundidade na disciplina de Peso Constante sem barbatanas e outro de 50m de profundidade na disciplina de Peso Constante com barbatanas (utilizando uma monofin).
João Costa é também o mentor do projecto DBS-Freediving que visa a promoção e desenvolvimento do mergulho livre em Portugal.

Campeonato Mundial de Mergulho Livre 2007

2007-11-03, Sharm el-Sheikh (Egipto)

Recorde Nacional de Mergulho Livre
Peso Constante sem barbatanas
40m de profundidade

Link:

Conquista Azul 2007

2007-08-24, Ilha da Madeira

Recorde Nacional de Mergulho Livre
Imersão Livre
42m de profundidade

Link:

Rumo ao Abismo 2005

2005-06-25, Ilha do Faial

Recorde Nacional de Mergulho Livre
Peso Constante sem barbatanas
30m de profundidade

Link:

Parque Marinho Professor Luiz Saldanha


Trata-se da área marinha do Parque Natural da Arrábida (criado em 1998 através do DR. N.º 23/98 de 14 de Outubro) com cerca de 53 Km2 de área correspondente aos 38 Km de costa rochosa entre a praia da figueirinha, na saída do estuário do Sado e a praia da foz a norte do Cabo Espichel.

Apresenta uma variedade grande de fundos de natureza rochosa e arenosa numa gama de profundidades até aos 100 metros. Entre zonas muito abrigadas da agitação marítima, como no caso das numerosas enseadas existentes na base das escarpas costeiras, até zonas de forte ondulação como no Espichel, este parque está ainda incluído na lista nacional de sítios da Rede Natura 2000 - Sítio Arrábida-Espichel.

É uma área com elevadíssima biodiversidade, conhecendo-se mais de 1.000 espécies da fauna e flora marinhas. A sua riqueza não tem igual, quer a nível nacional quer europeu. Desde sempre que é conhecida por ter suportado importantes pescarias, estando ainda associada ao despertar da oceanografia biológica em Portugal nos finais do séc. XIX com os trabalhos do Rei D. Carlos, de outros naturalistas locais e das grandes universidades da altura.

Link:

Contacto

Email: odisseiasub@gmail.com
Móvel: 93 687 51 49

Mergulho Livre

O mergulho livre é uma actividade de aventura subaquática em que o mergulhador realiza os seus mergulhos totalmente em apneia, respirando apenas quando chega à superfície após a imersão.

No mergulho livre de competição o objectivo é atingir a maior profundidade possível utilizando apenas a força muscular para descer e subir, sendo que, o lastro transportado tem de ser sempre o mesmo durante todo o mergulho.

Existem três disciplinas de competição:

Peso Constante sem barbatanas (CNF)


Na disciplina de Peso Constante sem barbatanas (Constant Weight no fins), o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas a força muscular para descer e subir, não sendo permitido agarrar no cabo-guia durante toda a imersão, excepto durante a viragem no fundo.

O Peso Constante sem barbatanas é considerada a disciplina mais pura e natural do mergulho livre pois o mergulhador apenas depende de si próprio para descer e subir.

Peso Constante com barbatanas (CWT)


Na disciplina de Peso Constante com barbatanas (CWT – Constant Weight with fins), o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas um par de barbatanas ou uma monofin para descer e subir, não sendo permitido agarrar no cabo-guia durante toda a imersão, excepto durante a viragem no fundo.

O Peso Constante com barbatanas é considerada a disciplina mais bela e representativa do mergulho livre pois o mergulhador utiliza as barbatanas para nadar como se fosse um peixe.

Imersão Livre (FIM)


Na disciplina de Imersão Livre (FIM – Free Immersion), o objectivo é mergulhar à profundidade anunciada, utilizando apenas o cabo-guia para descer e subir, não sendo permitido a utilização de barbatanas ou monofin.

A Imersão Livre é considerada a disciplina mais eficiente e relaxante do mergulho livre pois o mergulhador pode utilizar o cabo-guia durante toda a imersão.